O que é Ecossistema de Inovação
Um ecossistema de Inovação pode ser comparado a um ecossistema biológico, que pode ser entendido, resumidamente, como um conjunto complexo de relacionamentos entre recursos vivos, hábitats e habitantes de uma área cuja funcionalidade é manter um estado de equilíbrio sustentado. Já um ecossistema de inovação se caracteriza por um conjunto de relações complexas que se formam entre os atores ou entidades que estão envolvidos para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Desta forma, pode-se entender que os diversos ecossistemas são vistos como resultado das relações de interações entre seus atores, tendo cada ator seu próprio papel.
A integração dos Atores do Ecossistema
O ecossistema de inovação deve apoiar os diferentes estágios de desenvolvimento de um empreendimento: Os estágios de desenvolvimento iniciam na Descoberta, quando o potencial empreendedor tem uma ideia de negócio. No estágio seguinte: Problema-Solução, o empreendedor transforma a ideia em projeto, desenvolve o produto e monta a equipe. No terceiro estágio Solução-Mercado, o empreendedor transforma o projeto num empreendimento/startup. No quarto estágio, já temos uma startup em desenvolvimento que está buscando Escalar no mercado. Por fim, no último estágio temos uma empresa consolidada que está buscando Diversificar.
O ecossistema necessita da conexão de empreendedores, organizações públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação e governo para de forma colaborativa, desenvolver ações que apoiem o fortalecimento da inovação e a competitividade de suas empresas. A integração dos atores e dos processos de um ecossistema possibilita a efetividade de resultados e reflete o grau de maturidade de um ecossistema. Nota-se ainda que a inovação está relacionada a soluções competitivas que geram valor para o mercado. Com esta percepção o ecossistema deve estar organizado para dar celeridade ao processo de consolidação das empresas inovadoras, permitindo que passem pelos diversos estágios de desenvolvimento de um empreendimento e se consolidem em mercados mundiais e complexos no menor tempo possível.
São os esforços práticos promovidos pelos atores do ecossistema em prol do incentivo à cultura do empreendedorismo inovador, da difusão do conhecimento e da capacitação de pessoas.
Atuação das instituições de ciência, tecnologia e inovação do município, abarcando instituições do ensino superior e institutos ou instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Refere-se a capacidade do município atrair, desenvolver e aplicar recursos financeiros por meio de atores específicos.
Refere-se a integração de diferentes atores da tripla hélice, visando planejar ações e monitorar o desenvolvimento do ecossistema de inovação.
Conjunto de espaços físicos e seus respectivos serviços com foco na aproximação entre empreendedores, investidores e soluções de gestão ou tecnológicas visando o desenvolvimento da inovação.
Arcabouço de instrumentos públicos voltados ao estímulo do desenvolvimento de novos negócios e projetos inovadores, incluindo legislações, programas e projetos públicos.
Somente os colaboradores do Sebrae conseguem atualizar as informações de maturidade do ELI, porém, todos os atores envolvidos na governança podem indicar a atualização dessas informações, contribuindo com a geração de evidências acerca do desenvolvimento do ecossistema local de inovação.
Detalhamento da última versão validada do diagnóstico do ELI Umuarama: https://ecossistemadeinovacao-apps.pr.sebrae.com.br/catalogo-projetos/details/375/0
Plataforma Sebrae com todos os projetos de Ecossistemas Locais de Inovação: https://ecossistemadeinovacao-apps.pr.sebrae.com.br/